Base de dados : CRT-Acervo
Pesquisa : TUBERCULOSE PULMONAR/DIAG [Descritor de assunto]
Referências encontradas : 1 [refinar]
Mostrando: 1 .. 1   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 1 CRT-Acervo  
             
seleciona
para imprimir
Texto Completo
Id:7050
Autor:Zamarioli, Liliana Aparecida
Título:Identificação de micobactérias em amostras respiratórias de pacinetes HIV-positivos do Centro de Referência em Aids de Santos-SP Identification of mycobacteria from respiratory samples obtained form HIV-positive patients attending an Aids Reference Center in the city of Santos, Brazil-
Fonte:São Paulo; s.n; 2007. 90 p. tab, graf.
Tese:Apresentada a São Paulo(Estado) Secretaria da Saúde. Cooordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo:O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) necessita de serviços de saúde unificados e integrados a uma rede laboratorial padronizada e hierarquizada, especialmente no contexto da co-infecção TB/HIV. Objetivos: avaliar o diagnóstico bacteriológico da TB e outras micobactérioses em amostras respiratórias de pacientes infectados pelo HIV atendidos no CRAIDS, na cidade de Santos - SP, no período de 2000 a 2004. Metodologia: análise retrospectiva de dados disponíveis na requisição médica e nos livros de registros do Instituto Adolfo Lutz de Santos. Resultados: de um total de 1.510 amostras no período, foram selecionadas 1.321 encaminhadas com finalidade de diagnóstico, correspondendo a 880 casos suspeitos de tuberculose em 693 pacientes, 134 baciloscopias foram positivas e em 188 culturas houve crescimento de micobactérias. Doença micobateriana foi confirmada em 161 casos suspeitos, sendo 126 (78,3%) por M. tuberculosis (Mtb) e 39 (24,2%) por micobactérias não tuberculosas (MNT) - em quatro casos houve concomitância de Mtb e MNT. O perfil de sensibilidade às drogas antituberculose revelou 18 casos (14,3%) de resistência a pelo menos um medicamento e 2,4% de multirresistência. Conclusão: o laboratório de referência regional é uma ferramente fundamental no PNCT visando o diagnóstico adequado da tuberculose. Os altos percentuais encontrados de obrigatoriedade de se proceder à rotina laboratorial completa - baciloscopia, cultura com identificação e testes de sensibilidade às drogas - em pacientes HIV-positivos com suspeita de tuberculose pulmonar. (AU).
Descritores:Mycobacterium tuberculosis
Tuberculose Pulmonar/diag
Tuberculose Resistente a Múltiplas Drogas
Infecções por HIV
Técnicas e Procedimentos de Laboratório
Micobacteriose/diag
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Meio Eletrônico:http://ses.sp.homolog.bvs.br/lildbi-textos/docsonl...
Localização:BR1310.1; Formato eletrônico



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   
Pesquisar por : Formulário livre   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6.3 powered by WWWISIS

BIREME/PAHO/WHO - Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information